Tuesday, January 10, 2012

Welcome to Mauritania!

A viagem para a Mauritania começou bem cedo, com saida de Dakhla pelas 6:30h da manhã... O caminho era longo e com algumas preocupações em arranjar combustível, mas o povo marroquino não se atrapalha e se for preciso gasolina, que não tem muita saida por estas bandas, também se arranja, nem que seja em bidons!

Chegamos à fronteira (saida de Marrocos) e sendo uma caravana com trinta e tal viaturas, ficamos ali qualquer coisa como 2 horas e meia para nos deixarem passar em direcção à Mauritania, mas antes tinhamos de passar pelos arrepiantes 4km da Terra de Ninguém que separam estes dois paises. Já tinha lido sobre este sítio e confesso que fiquei algo arrepiado quando lá passei, mesmo em pleno dia. As caras com que nos crusamos não aparentam ser muito amistosas, nem os carros abandonados, despidos e queimados por que passamos nos deixam mais descançados.

Mas lá chegamos à Mauritania que nos reservou mais 3 horas e tal de espera, por motivos que nenhum de nós entende... Já noite feita lá partimos em direcção Arkeiss, em pleno parque natural do Banc Darguin, mas como chegamos de noite, não deu para ver nada...

Mas no dia seguinte, acordamos neste fantásticos cenário:

Aproveitei o dia para dormir até mais tarde e para dar uma voltita de camião pela praia! Que espectáculo!

A etapa deste dia tinha apenas 92km, mas muita areia entre este acampamento e o seguinte, na pequena vila piscatória de Teichott, onde fomos recebidos como se fossemos família, onde aproveitamos para pôr em práctica o caris solidário do evento.

Adorei visitar este local, também pela sua beleza natural, mas principalmente pela lição de humildade que levamos ao conviver com esta gente que nos recebeu a nós de braços abertos colocando à nossa disposição tudo o que tinham para oferecer, quando as suas posses são apenas a roupa que trazem no corpo e o peixe que apanham no mar...
Foram doados brinquedos e roupa para as crianças, medicamentos e alguma comida. A situação mais curiosa a que assisti durante a doação foi terem recusado receber uma bolas de plástico, daquelas de encher com a boca. A justificação para as rejeitarem foi evitar ficarem a curto prazo, quando estas se furarem, com lixo plástico muito dífícil de tratar e perigoso para os animais...

O senhor que aparece na penúltima foto a dar os brinquedos às crianças foi o nosso contacto/guia na Mauritania e era também presidente de uma associação de protecção e conservação do Banc Darguin. Falava pelo menos 5 linguas, prometeu aprender também Português num futuro próximo, ensinou-nos e ilustrou-nos os costumes locais e no final ainda nos deu a indicação da pressão dos pneus que deveriamos utilizar no jeep para atravessar a próxima pista de areia...

4 comments:

1. Que paisagens magnificas! Lindo!
    Continuação de boa viagem.
    Beijinhos para vocês.
    Sílvia

ReplyDelete
  2. Excelente, gostei muito da miuda da penultima foto .... tinha um brinquedo novo .

Parabens boa viagem !

Rui Braz

3. Oi.
    Ainda bem que apesar de tudo estejas a curtir ao máximo, realmente as fotos são espectaculares, paisagens magnificas, mas o que mais me surpreendeu foi o que contaste sobre não querem as bolas de plástico, é incrível como essas pessoas tem cuidado com o lixo e com a natureza, por essa não esperava.
    Continua a curtir e a por a malta em dia sobre a tua jornada. Tudo de bom para vocês.Bjs Mónica Silva

4. Lindo......
    Continuação de boa viagem e....as melhoras!! ;)