Monday, September 12, 2011

Preparação para Dakar

Faltam hoje 108 dias para a minha "voltita" até Dakar, portanto está mais do que na altura de começar com as preparações. 

Fisicamente, estou a tentar dar umas corridinhas 2 ou 3 vezes por semana e acabei de me inscrever nas aulas de natação... Sim... eu sei que saber nadar não me vai ajudar muito no deserto... mas é dos desportos mais completos, mais em conta, e que eu até gosto, que vou conseguir fazer com regularidade mesmo com a chegada do Outono/Inverno.

Em termos de experiência TT, estou quase a zero..., razão pela qual também já me inscrevi no curso da http://www.motoxplorers.pt lá para Outubro. E este fds vou-me aventurar na areia com a malta do ClubeXT Portugal que vou finalmente conhecer. Não espero tornar-me no próximo Mark Coma, mas gostava de conseguir fazer mais de 100 metros na areia e/ou pedras sem estar constantemente a cair...

Em termos de preparação da mota, este fim-de-semana foi totalmente dedicado à construção dos suportes para as malas laterais que o meu pai construiu com recurso a meia dúzia de euros e uma grande dose de paciência. 
As malas Wolfman já devidamente montadas.
Primeira demão com o tratamento anti-ferrugem.


Já montado e pintado.

Encarregue a mim, que não tenho nem de perto nem de longe a habilidade dele para estas coisas, ficou a fixação do suporte para o GPS e sua respectiva alimentação.  

GPS fixado à aranha através de um braço RAM. A alimentação é feita pelo cabo mini USB instalado.


Para a próxima, fica a fixação do jerrican de gasolina na traseira da mota, assim como se vê nesta foto:
Ao fundo, o Mitsubishi também em fase de preparação.


Claro que, enquanto secava a tinta do suporte das malas, tive de experimentar pelo menos o GPS, e nada melhor para isso do que o geocaching. Carregados os waypoints, e com a companhia da minha sobrinha, lá fomos nós em busca da cache. Estava eu todo satisfeito com a qualidade da montagem do GPS que quase não reparava na luz amarela que acabava de acender no painel... Ainda estava eu a pensar se o problema poderia ser das minhas mexidas na parte eléctrica para ligar a alimentação do GPS, já o motor se estava a calar... Mal tentei dar à chave, vi logo o que era...A maldição do regulador de tensão das XTs... Basicamente o regulador de tensão que deveria estar a carregar a bateria pifa, e esta deixa de ser carregada... Como tal a mota acaba por parar... Os sintomas eram-me familiares pois tinha estado a ler sobre o tema depois de acontecer a pelo menos 3 motas iguais à minha no último Lés a Lés, e que tiverem de ir de reboque para casa... Como estava a poucas dezenas de km de casa, a solução foi carregar a bateria ligando-a a um carro e acelerar até casa enquanto tinha carga... 
Já em casa, ao desmontar o dito cujo, reparamos que o problema estava apenas na ficha, onde um dos terminais tinha practicamente derretido e acabado por isolar... Provisoriamente limpamos o terminal e voltamos a liga-lo, tendo ficado a funcionar, pelo menos por enquanto...

Conclusão, a grande razão para ter escolhido tal mota, foi a sua "suposta" fiabilidade... Azares acontecem a toda a hora e não há máquinas infalíveis, mas bolas... para quem passou anos a ouvir falar mal das Avarilias e das Sucatis, esperava um pouco mais desta japonesa...

2 comments:

  1. Esta a ficar excelente...
    realmente essa cena do rectificador, já começa a dar que falar pela negativa... e de que maneira ...
    A XT660Z veio desenterrar um rotulo que aconteceu nas Super Ténéré de 1989 ao 1993... e também nas TDM 850...
    Já começa a ser vergonhoso, numa mota que devia estar pronta para atravessar África sem problemas...
    ABR Forte...

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  2. então vamos lá ver se já dá para qualquer um ...
    eheheheheh

    Abração!!!!

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